FEIRAS DE CIÊNCIA


Projetos de feria de ciências com gelo seco para alunos do ensino fundamental

O gelo seco é o dióxido de carbono congelado. A -78,5 ºC, ele é mais frio do que gelo comum. Diferentemente de gelo de água, o gelo seco se transforma de sólido à gás sem se tornar um líquido em um processo chamado sublimação. Fazer o gelo seco exige colocar o dióxido de carbono sob pressão enquanto o recipiente é resfriado. Normalmente, gases são aquecidos sobre pressão. Pulverizar o gás comprido produz uma neve de dióxido de carbono, e pressionar a neve de CO2 em blocos cria o gelo seco. Assegure-se em usar luvas térmicas ao lidar com esse material.

Vulcão
Faça um vulcão de gesso ou de massa de modelar com base em farinha. Coloque um copo de metal no centro da camada inferior da massa para evitar vazamentos do fundo do vulcão. Molde-o ao redor do copo, criando penhascos e produzindo uma aparência rochosa. Após deixar a massa endurecer, encha o copo com água quente de uma garrafa térmica e adicione algumas gotas de detergentes e várias gostas de corante vermelho, azul e amarelo. Coloque pequenos pedaços de gelo seco na chaminé do vulcão. A neblina sairá do topo do vulcão e descerá pelos lados do projeto.

Cometas
Revista uma tigela grande com um saco de lixo preto. Despeje dois copos de água dentro do recipiente revestido. Adicione duas colheres de sopa de areia e três gotas de amônia à água e mexa. Encha um saco plástico pequeno com gelo seco e amasse-o com um martelo. Adicione dois copos desse gelo seco à mistura na tigela. Use o saco plástico para formar uma bola antes que a mistura congele completamente. Observe seu cometa de gelo entrar em sublimação. Para uma apresentação, pode-se preparar várias bolas de cometa e mantê-las congeladas em um isopor. Para seu projeto de feira de ciências, faça um pôster mostrando fotos de cometas reais e explique o que está acontecendo.

Bolhas flutuantes
Coloque o gelo seco em uma tigela e deixe-o entrar em sublimação. Uma vez que a tigela estiver cheia de gás de dióxido de carbono, mergulhe um canudo em água com detergente e assopre bolhas em direção à bacia. As bolhas flutuarão no dióxido de carbono pois ele é mais pesado do que o ar. Desenhe um diagrama em um pôster para explicar a sublimação e como seu truque de bolhas funciona.

Balões
Quebre um pouco de gelo seco em pedaços de moedas de dez centavos. Abra a boca de um balão com seus dedos. Peça a alguém para colocar um pedaço de gelo seco dentro do balão com um pegador e feche o balão. Ele começará a expandir. Após ter certeza que todo o CO2 já foi sublimado, segure o balão próximo a sua orelha e observe o quão mais claro é possível ouvir conversas distantes e baixas. Prepare um pôster explicando como a velocidade do som no ar é afetada pelo dióxido de carbono.









Ribeiro e Feitosa Ltda-ME
Av. Manoel Gonçalves da Luz - Mustardinha , 556 , LJ 01 CEP: 50760-830 - Recife PE
Fone: 81 3445-9656